sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Caracterização das Propriedades Mecânicas.

Essa semana nossa empresa HOLLOS, fez um levantamento a respeito dos esforços mecânicos que seriam solicitados devido à aplicação do nosso tipo de comporta, em acordo com prefeitura foi estabelecido que os seguintes parâmetros devem ser avaliados:

Ø  Forças axias, esforços cortantes e momentos fletores sofridos pela comporta;
Ø  Momento de inércia da chapa;
Ø  Força de atrito e seus coeficientes;
Ø  Analise da distribuição de pressão
Ø  Modulo e sentido da força resultante.

Para que possamos especificar as dimensões da comporta, iniciar sua construção e garantir que ela ira resistir aos esforços citados acima, será realizada a caracterização das propriedades do aço INOX 304. Os ensaios a serem realizados foram escolhidos em função de se obter dados para cálculos das tensões aplicadas sobre o material.Seguindo as normas técnicas para cada tipo de ensaio será feita a confecção dos nossos corpos de prova:

Ensaio tração

NBR-6152 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e a ASTM E 8M da American Society for Testing and Materials – ASTM, ambas para materiais metálicos. Dimensões

Ensaio de dureza

A norma brasileira para esse ensaio é a NBR-6671, e a norma internacional mais utilizada no país é a ASTM E18. Dureza Rockll.

Ensaio de Impacto Charpy

A norma internacional ASTM E23, aplicada aos materiais metálicos. Dimensões ensaio de Impacto: Comprimento total de 55mm e Secção de 10mm



Os corpos de prova serão confeccionados segundo a disponibilidade da área de mecânica de precisão e pode levar alguns dias, para melhor andamento estamos intercalando diversas atividades do projeto ao mesmo tempo e essa semana traremos novidades. Aguardem as próximas postagens!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Escolha do material para caracterização/construção.

Nesta semana a equipe HOLLOS, trabalhou com o foco na definição do material principal para a construção da comporta.
Visando um mercado competitivo que é o ramo da engenharia, definimos que o material usado para a confecção da comporta é AÇO INOX 304. Esta definição se deu pelo fato que o AÇO INOX 304 têm uma ótima relação entre propriedades e custos para as especificações do projeto.

         Propriedades do Aço INOX 304:

ü    Boa trabalhabilidade;
ü    Baixo custo em comparado com os outros aços inox;
ü    Não magnéticos e não endurecíveis por TT (estrutura austenítica);
ü    Pode ser endurecível por deformação mecânica (encruamento);
ü    Boa resistência à corrosão e oxidação em diversos meios;
ü    Excelente tenacidade, mesmo em baixas temperaturas (aços criogênicos);


ü    Boa resistência mecânica à temperaturas elevadas.
Composição Química: Seus principais elementos de liga são Cr-Ni. com teores de C (abaixo de 0,08%), de Cr de 18 a 26% e Ni de 8 a 15%.

Devido as propriedades do Aço Inox 304 decidimos  trabalhar com este material. Como a HOLLOS Soluções em Engenharia, têm uma visão de olhar o projeto como um todo, este foram os principais motivos para a escolha do material.
Sabemos que existem outros elementos para a construção da comporta, nas próximas postagens iremos mostras as suas respectivas especificações.

Aguardem.... 

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Comporta, tipos estruturais e a nossa escolha!

Essa semana a nossa empresa Hollos Soluções em Engenharia fez levantamento a respeito do que é uma comporta, tipos estruturais de comportas e decidiu qual melhor se aplica as necessidades e requisitos apresentados pela prefeitura.

Segundo a NBR 7259  – Comportas hidráulicas: são dispositivos mecânicos usados para controlar vazões hidráulicas em qualquer conduto livre ou forçado e de cuja estrutura o conduto é independente para sua continuidade física e operacional. Outra definição poderia ser: comporta hidráulica é um elemento do sistema de controle artificial de vazão de água de rios e bacias, para fins de geração de energia elétrica, de agricultura, de lazer e para impedir inundações. (MARTINS,2011).

Os diferentes tipos de comportas têm como principal função conter e direcionar certo fluxo de água para uma determinada finalidade. Podem ser estas: geração de energia em hidrelétricas, controle de nível em reservatórios, tomadas d’água, eclusas, agrícolas ou proteção contra enchentes. Desde quando foram criadas as comportas, foram desenvolvidos diversos tipos com formatos e utilidades variadas, ao decorrer do tempo esse numero foi reduzido as mais conhecidas pela sua eficiência ou mesmo valor histórico. Dentre elas as principais são:

ü  Comportas para tomada d’água - São comportas do tipo gaveta, utilizadas nas tomadas de acesso as tubulações que alimentam turbinas, elas podem ser manuais ou acionadas por guinchos;
ü  Comportas para Vertedoures - Utilizada para acumulo de água nos reservatórios em períodos de chuvas intensas, essa descarga de água é feita através de vertedouros;
ü  Comportas de Fundo – São utilizadas com finalidade de esvaziar reservatórios ou remover sedimentos acumulados no fundo, comportas normalmente aplicada em barragens.


Após levantamento de todo estado da arte a respeito de comportas e suas aplicações, foi decidido pelo grupo que seria feita a "porta" para canal devido a sua aplicação e vantagens: as comportas para canal são desenvolvidas conforme norma AWWA C513 e tem como principal função o controle e bloqueio da vazão de fluidos em canais. São equipamentos leveis e compactos, que garantem maior vida útil, baixo índice de manutenção, 100% de estanqueidade e baixo custo. Com tipo de comporta definida o próximo passo da nossa empresa é determinar qual melhor material para ser utilizado na fabricação dessa comporta. Aguardem nossas próximas postagens!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Grupo Hollos e seu primeiro projeto.

Este é o blog de acompanhamento da nossa empresa Hollos Soluções em Engenharia. Iniciantes no ramo de projetos estruturais recebemos nosso primeiro desafio através da prefeitura do interior do estado, foi passada a necessidade de projetar uma comporta para contenção de água.

A comporta terá função de dar a vazão à água armazenada no dique da cidade nos períodos chuvosos do ano. Com dique construído recentemente seu projeto previa que nos meses de chuva, a capacidade máxima da sua lagoa de 55mil metros cúbicos pode ser alcançada, o que levou a necessidade de se projetar um sistema de vazão de água através de uma comporta, para manter um volume de segurança de 45 mil metros cúbicos e, com isso, evitar problemas de alagamentos na cidade. O volume excedente de água será despejado em um manancial que corre paralelo ao dique.

Após manter contato com prefeitura, ela se mostrou interessada no projeto proposto e passou as seguintes informações adicionais:

ü  O volume máximo da lagoa é de 55000m³ de água;
ü  O volume de segurança deve ser de 45000m³, para evitar alagamento na cidade;
ü  A fonte de alimentação da lagoa do dique é composta basicamente de águas pluviais;
ü  O material deve ter resistência a corrosão;
ü  O sistema de abertura e fechamento da comporta deve ser projetado de tal forma que possa ser operado manualmente.

O contrato prevê a construção da comporta em materiais totalmente metálicos e reciclados visando sustentabilidade, onde será feito seu modelo em escala reduzida para testes, simulações e demonstrações. Nesse inicio nossa empresa fará um processo de  pesquisa e analise a respeito dos tipos estruturais de comportas para decidir qual melhor se aplica as necessidades e requisitos apresentados pela prefeitura. Aguardem nossas próximas postagens!